Fórmula CONT.SE - Curso gratuito do Excel 2003 - 8ª aula


No Excel existem diversas fórmulas condicionais, hoje abordaremos o uso e a sintaxe da fórmula CONT.SE. As fórmulas condicionais são fundamentais para que você consiga usar o Excel de forma eficiente.
Já utilizamos em outras aulas a fórmula SE que é outro exemplo de fórmula condicional.



Para te dar o embasamento necessário para acompanhar a aula, sugiro que você leia as aulas anteriores:

Como exemplo utilizaremos a planilha de notas escolares feita na 4ª e 5ª aulas.

Se você fez a planilha dessa aula é só abri-la, caso contrário digite a que segue logo abaixo:


A sintaxe da fórmula CONT.SE é: =CONT.SE(intervalo de células;”critério ou condição”) , o intervalo de células é onde iremos dizer quais células utilizaremos no nosso cálculo e critério ou condição é a condição que o valor terá que seguir para que ele seja contado. Isso mesmo, a fórmula CONT.SE conta valores em um determinado intervalo de células que obedeçam à condição expressa na fórmula.
No nosso caso utilizaremos essa fórmula para saber em quantas matérias fomos aprovados no 1º semestre, no 2º semestre e na média final, faremos isso na células B9, C9 E D9 . Na célula B9 fórmula ficará assim: =CONT.SE(B4:B8;">=6") , note que usamos o intervalo de B4 até B8 que é onde estão as notas do 1º semestre, veja também que usamos uma condição em que só serão contados os valores maiores (>) ou iguais (=) a 6 . Use a mesma fórmula nas células C9 e D9 , logicamente alterando o intervalo de células, por exemplo, na C9 o intervalo usado será C4:C8 . Observe na imagem abaixo os resultados.


Essa fórmula não se aplica somente a valores numéricos como também a palavras e letras. Vamos exemplificar como usar o a fórmula CONT.SE com palavras. Na célula D9 usaremos essa fórmula para contar em quantas células aparece a palavra “ Aprovado” . A fórmula ficará assim =CONT.SE(E4:E8;"Aprovado") . Veja o resultado na imagem abaixo.


Além de se aplicar a palavras inteiras essa fórmula também se aplica à prefixos e sufixos. Para exemplificar, digite a lista de palavras a seguir, cada palavra em uma célula:


As únicas coisas que se diferencia na fórmula e o uso do asterisco (*) e o fato de não digitar toda a palavra, por exemplo, caso eu queira saber quantas palavras da minha lista terminam em ( sufixo ) “ão” terei que usar a seguinte fórmula =CONT.SE(B12:B19;"*ão"), quando quiser descobrir quantas palavras possuem o mesmo prefixo ( começo ) tenho que inverter a posição do asterisco (*) , por exemplo, caso eu queira descobrir quantas palavras começam com “me” teria que usar a seguinte fórmula =CONT.SE(B13:B19;"me*"). Você notou que a posição do asterisco fica antes caso se trate do final de uma palavra (sufixo) e depois caso se trate do inicio de uma palavra (prefixo), veja na imagem abaixo o resultado.


Por hoje é só, espero que tenha conseguido realizar todos os passos, caso não tenha conseguido refaça, pois é tudo muito simples, caso tenha ficado alguma dúvida poste seu comentário.

Faça o Download da planilha de notas escolares feita hoje.
 
Assine nosso RSS Feed ou se preferir receba nossas novidades por e-mail, observe nossos ícones no alto da barra lateral.

Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


3 comentários:

leodrummer disse...

Fiz esta formula porém contando em outra aba do documente e a contagem está igual a zero. Gostaria de saber o porque?

marvinoliveiras disse...

leodrummer, me diga como ficou a fórmula? sem saber como você a usou não posso te dizer, entre em contato através do nosso fórmulário de contato e digite seu endereço de e-mail correto que depois eu entro em contato.

Sr Mauricio disse...

Obrigado
as dicas deste me foram e serão muito uteis no meu trabalho

Postar um comentário